O Departamento de Oncologia Clínica do Hospital de Amor (Unidade de Barretos) é composto por 5 subgrupos responsáveis por conduzir a modalidade de tratamento oncológico sistêmico, podendo se destacar a hormonioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia, nos cenários de neoadjuvância (configurado antes de um tratamento definitivo, geralmente cirúrgico), adjuvância (configurado após um tratamento definitivo) e paliativo (em casos de recorrência ou doença irressecável). Sendo eles:
As equipes atuam de forma integrada com diversos departamentos, desde a prevenção e oncogenética à reabilitação e os cuidados paliativos. Mantêm estreita relação multidisciplinar com suas especialidades cirúrgicas correspondentes e com a equipe de radioterapia. Encontram-se fisicamente instaladas em locais de Workstations (espaço de trabalho compartilhado entre oncologistas clínicos, cirurgiões, radio-oncologistas, enfermeiros especialistas e equipe administrativa), estratégia que viabiliza e agiliza as discussões interdisciplinares, entregando eficiência e humanização na gestão de cuidado ao paciente.
Além disso, os oncologistas clínicos são investigadores de diversos estudos clínicos patrocinados pela indústria farmacêutica e de iniciativa institucional. Atuam também na preceptoria da residência médica em oncologia clínica, docência dos programas de graduação (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – Facisb), pós graduação stricto sensu (acadêmico e profissional) e latu sensu (programas de fellowship).
As unidades do Hospital de Amor em Jales (SP), Palmas (TO) e em Porto Velho (RO) também contam com uma equipe de oncologistas clínicos dedicados integralmente ao suporte do paciente oncológico.
← Ver Todas EspecialidadesA terapia infusional é aquela realizada através de acessos venosos periféricos ou centrais, pelos quais os medicamentos são injetados diretamente na corrente sanguínea, o que permite uma absorção mais rápida.
O Centro Infusional do Hospital de Amor é o espaço destinado à assistência desse perfil de pacientes, portadores de câncer, e que necessitam fazer uso regular de medicações intravenosas prescritas pelos oncologistas clínicos e hematologistas, como é o caso da quimioterapia e imunoterapia.
É um espaço totalmente planejado de modo a oferecer um atendimento humanizado e seguro, através da atuação plena de uma equipe multidisciplinar responsável por cuidar e acolher os pacientes com competência, carinho e amor.
A estrutura física é ampla e conta com 3 consultórios para atendimentos multiprofissionais, 5 salas de infusão, 1 sala de procedimentos, 1 sala de atendimento de emergência, 1 farmácia de manipulação e 1 sala para distribuição de quimioterapia.
Contabilizam-se no setor cerca de 40 colaboradores, que assistem em média 200 pacientes por dia, proporcionando cuidados para cerca de 4000 pessoas ao mês. Para tal, são disponíveis 64 locais para aplicação dos tratamentos, sendo 58 poltronas e 6 leitos.
A residência médica em Oncologia Clínica do Hospital de Amor de Barretos foi credenciada e normatizada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em 2002 e já conta com a formação de mais de 70 Oncologistas Clínicos.
Atualmente são disponibilizadas 12 vagas/bolsas por ano, tendo como pré-requisito a conclusão do programa de residência médica em Clínica Médica.
O curso proporciona ao médico residente um aprendizado teórico-prático de todos os tipos de tumores e seus tratamentos, através de uma visão contemporânea, humanizada e multidisciplinar, sempre com a supervisão integral de um preceptor durante todas as atividades programáticas.
O currículo de competências para formação do médico residente é baseado no “Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica” (PROC), desenvolvido e idealizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em setembro de 2018.
Durante todo o curso, o residente é capaz de participar da assistência ao paciente oncológico na internação clínica, centro infusional, ambulatórios (Workstations das sub-especialidades), Unidade de Pesquisa Clínica (UPC), Unidade de Cuidados Paliativos e Departamento de Prevenção e Oncogenética, além da participação ativa em tumor boards (reuniões multi-disciplinares com discussão de casos clínicos mais complexos). O Workstation propicia um ambiente rico e prolífero para discussões acadêmicas e científicas dos casos a serem assistidos, artigos médicos e protocolos assistenciais.
As atividades acadêmicas ocorrem semanalmente, alternando entre aulas expositivas e metodologias ativas, sendo distribuídas da seguinte forma: Journal Clubs (terças e quintas-feiras), Ciclo de aulas – Bases da Oncologia Clínica (quintas-feiras) e Ciclo de aulas Magnas (sextas-feiras). Além disso há envolvimento dos residentes na organização de simpósios de atualização baseados nos grandes congressos anuais de oncologia o Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO anual meeting) e Congresso da Sociedade Européia de Oncologia Clínica (ESMO anual meeting).
Duração:
A carga horária se dá em regime de 60 horas/semana, com duração de 3 anos, totalizando 8.640 horas.
Objetivo geral do programa: Formar e habilitar médicos na área da Oncologia Clínica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da Oncologia e dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade, e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-os progressivamente responsáveis e independentes.
Daniel D’Almeida Preto, MD, PhD
Flavio Augusto Ferreira da Silva, MD
A Unidade de Pesquisa Clínica tem a missão de conduzir estudos clínicos regidos por regulamentações nacionais e internacionais em boas práticas clínicas. Desta forma, oferece a oportunidade aos pacientes da Instituição de terem acesso a novos tratamentos, preservando a integridade, a confidencialidade e os direitos dos participantes de pesquisa.
A Unidade de Pesquisa Clínica possui 1200 m² exclusivamente dedicados a condução de ensaios clínicos regidos conforme rigorosas leis nacionais e internacionais.
Atualmente conta com:
✓ 02 (duas) recepções (clínica e administrativa);
✓ 06 (seis) salas de monitoria;
✓ 06 (seis) consultórios dedicados ao atendimento dos participantes da pesquisa;
✓ 02 (duas) Workstations;
✓ 01 (uma) sala de preparo de material biológico;
✓ 02 (duas) salas para coleta de material biológico;
✓ 01 (um) auditório com suporte para videoconferência e 35 lugares;
✓ 01 (um) arquivo ATIVO, com acesso restrito e controlado;
✓ 01 (um) arquivo MORTO (para estudos já finalizados), com acesso restrito e controlado;
✓ 02 (duas) áreas destinadas à equipe de coordenação dos estudos clínicos, composta por 07 (sete) nichos e 03 (três) salas;
✓ 03 (três) salas administrativas;
✓ 01 (uma) sala de emergência;
✓ 01 (uma) sala para estoque de suprimentos;
✓ 01 (um) centro infusional composto por 09 (nove) poltronas e 02 (dois) leitos;
✓ 01 (uma) farmácia com acesso restrito e controlado. Apresenta uma sala de checagem e dispensação além de uma sala de manipulação com uma capela exclusiva e uma sala de preparo.
Para melhor conhecimento de nossa unidade de pesquisa clínica, sugerimos assistir o nosso vídeo institucional, que lhe apresentará toda nossa estrutura física, aqui descrita: Hospital de Amor Barretos: Clique aqui – Vídeo Institucional Unidade de Pesquisa Clínica: Clique Aqui – Vídeo Institucional – Pesquisa Clínica
Contato: (17) 3321-6600 – ramal 6637
Pavilhão Edson e Hudson 2º andar
Encaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou entre em contato:
+55 (17) 3321-6600
secretaria.oncologia@hospitaldeamor.com.br
Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).
As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.