• Apresentação

    Mastologia é a especialidade médica responsável pela prevenção, pesquisa, tratamento e reparação das mais diversas anormalidades que acometem as mamas.

    O departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária do Hospital de Amor Barretos, que apresenta importante projeção nacional e internacional é constituído por 3 Mastologistas (TEMA) e 3 Cirurgiões Oncológicos (TECO), que trabalham em dedicação exclusiva institucional. Somos serviço de referência em tratamento do câncer de mama, com vasta experiência na utilização da oncoplastia e reconstrução mamária, que garantem tratamento oncológico eficaz e esteticamente aceitável.

    Anualmente, o departamento é responsável por cerca de 15 mil atendimentos, 1200 cirurgias, sendo 1000 de grande e médio porte (70% com técnicas oncoplásticas) e 200 de pequeno porte. Representando oportunidade especial de prática de habilidades cirúrgicas para os médicos residentes.

    Com a expansão do Hospital de Amor, além de Barretos estamos presentes nas Unidades de tratamento de Barretos, Jales e Porto Velho.

    Ver Todas Especialidades
  • Corpo Clínico

    Dr. Antônio Bailão Júnior

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA, Residência Médica em Cirurgia Geral (FAMECA) e em Cancerologia Cirúrgica (Hospital de Câncer de Barretos), Fellowship em videolaparoscopia (Hospital de Câncer de Barretos), Título de Especialista em Cirurgia Oncológica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, doutorando em Tocoginecologia Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Preceptor na Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Barretos – SP e na Residência Médica de Mastologia do Hospital de Amor Barretos.

    http://lattes.cnpq.br/6812566342050039

    Dr. Idam de Oliveira Jr

    Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Velano –UNIFENAS, Residência Médica em Cirurgia Geral (Hospital Federal da Lagoa) e em Mastologia (Hospital de Câncer de Barretos), título de Especialista em Mastologia (TEMa) pela Sociedade Brasileira de Mastologia e em Mamografia (área de atuação) pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Mestre e doutor em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doecente no Programa de Pós-graduçao em Oncologia e no Programa de Pós-gradução Profissional de Inovação em Saúde da Fundação Pio XXI. Preceptor de Mastologia na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB), na Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Barretos – SP e na Residência Médica de Mastologia do Hospital de Amor Barretos. Membro da Comissão de Ética Médica do Hospital de Amor Barretos. Coordenador da Comissão de Oncoplastia da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional São Paulo.

    http://lattes.cnpq.br/7068434551131365

    Dra. Natalie Gonçalves Santos

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro (Unisa), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (Univervidade de São Paulo – USP) e  em Mastologia (Universidade de São Paulo – USP), Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela FEBRASGO e em Mastologia (TEMa) pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Preceptora de Mastologia na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB), na Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Barretos – SP e na Residência Médica de Mastologia do Hospital de Amor Barretos.

    http://lattes.cnpq.br/5055028006912474

    Dra. Talita Aparecida Riegas Mendes

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (Univervidade Estadual de Campinas – Unicamp) e em Mastologia (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Título de Especialista em Mastologia (TEMa) pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Menstranda na área de Oncologia ginecológica e mamária – Unicamp e  Master Internacional em Mastologia (Fundação Umberto Veronesi). Preceptora de Mastologia na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB), na Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Barretos – SP e na Residência Médica de Mastologia do Hospital de Amor Barretos.

    http://lattes.cnpq.br/7507581669005867

    Dr. Rodrigo Castanho de Campos Leite

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Residência Médica em Cirurgia Geral (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e em Cancerologia Cirúrgica (Hospital de Câncer de Barretos), Fellowship em videocirurgia (Hospital de Câncer de Barretos) e Título de especialista em Cancerologia Cirúrgica pela Sociedade Brasileira de Ciururgia Oncológica. Preceptor de Mastologia na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB), na Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Barretos – SP e na Residência Médica de Mastologia do Hospital de Amor Barretos.

    http://lattes.cnpq.br/9890514002334165

    Dr. Raphael Luiz Haikel

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, Residência Médica em Cirurgia Geral (FAMERP), Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica (Hospital de Câncer de Barretos), Título de Especialista em Cancerologia Cirúrgica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e Título honorífico em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Estagiário no Instituto Europeu de Oncologia – Milão. Preceptor na Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Barretos – SP e na Residência Médica de Mastologia do Hospital de Amor Barretos. Fundador do Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária do Hospital de Câncer de Barretos, além de precursor e propulsor da Oncoplastia e Reconstrução Mamária no Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/8000337384138170
    Ver Todas Especialidades
    • O Programa de Residência Médica em Mastologia do Hospital de Amor Barretos oferece anualmente duas vagas, com duração de dois anos. É credenciado pelo MEC desde 2012 e pela Sociedade Brasileira de Mastologia desde 2006.

      O objetivo fundamental do Programa é a capacitação teórico-prática do médico residente na especialidade, além de estímulo à pesquisa.

      Coordenadores

      Coordenador:

      Rodrigo Leite

      Vice coordenador:

      Antonio Bailão Junior

    • O Programa de Pós-graduação em Oncologia – área de atuação Cirurgia Oncoplástica Mamária é vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, oferece anualmente duas vagas, com duração de um ano. O objetivo do Programa é a capacitação teórico-prática do pós-graduando em cirurgia oncoplástica e reconstrução mamária imediata e tardia.

      Coordenadores

  • Validação para a língua portuguesa/Brasil dos módulos relacionados ao câncer de mama do questionário Breast-Q

    Estudo longitudinal, multicêntrico, de validação e avaliação das propriedades psicométricas do questionário Breast-Q para a língua portuguesa/ Brasil. Serão avaliados 195 pacientes a serem distribuídos em 8 centros, nos módulos relacionados ao câncer, sendo 66 nos módulos mastectomia, 79 no tratamento conservador e 50 no modulo reconstrução. Serão avaliadas as características das pacientes, sendo aplicados os módulos mastectomia, tratamento conservador e reconstrução mamária, além de dados cirúrgicos, relacionados a complicação cirúrgica e achados de cosmese, além dos questionários EORTC QLQ C30, BR45 BCTOS e BRECON23. Serão avaliadas as propriedades psicométricas dos questionários no que se refere a confiabilidade em relação as escalas (alfa de Cronbach) e estabilidade no teste re-teste (índice de correlação interclasse e kappa), validade de construto (teste de correlação de Pearson), análise fatorial e método de RASCH. Para comparação de critério serão comparados com os questionários EORTC QLQ C30, QLQ BR45 , BCTOS e BRECON23.

    Avaliação dos fatores de risco para o câncer de mama na população feminina brasileira

    Estudo retrospectivo caso-controle, que tem por objetivo avaliar a frequência dos fatores de risco para câncer de mama e a respectiva associação com o desenvolvimento da doença na população feminina brasileira. Serão avaliadas pacientes atendidas nos ambulatórios de mastologia do Hospital de e analisados dados demográficos, histórico reprodutivo, histórico familiar para câncer, índice de massa corpórea, densidade mamária, tabagismo, etilismo, hábitos de vida e resultado anátomo-patológico da biópsia mamária realizada. Com isso, as pacientes serão dicotomizadas em função do resultado anátomo-patológico (benigno x maligno) e análise de associação dos fatores de risco para o câncer de mama.

    Análise de desfechos cicatricias do DERMABOND PRINEO Skin Closure System em cirurgias mamárias para tratamento do câncer de mama e o impacto em cosmese mamária e qualidade de vida

    Estudo prospectivo divido em dois grupos (grupo 1-mastectomia com reconstrução imediata com implante de silicone com ou sem simetrização contralateral e grupo 2- quadrantectomia oncoplástica com simetrização).  Previamente a cirurgia a paciente terá sua mama fotografada e rirá responder um questionário de satisfação corporal (Body Image Satisfaction) e a um questionário de qualidade de vida (EORTC QLQ-45). No intraoperatório, o grupo 1 terá terá os ponto cirúrgico padrão substituído pelo DERMABOND PRINEO; grupo 2, haverá randomização para qual lado o adesivo será utilizado. Após a cirurgia a paciente será avaliada em três momentos (1 mês, 6 meses e 1 ano), através de fotografias da mama (avaliadas pelo software BBCT.core e escalas específicas de cicatriz) e de questionários específicos (Body Image Satisfaction EORTC QLQ-45).

    Qualidade de vida em pacientes portadoras de carcinoma mamário localmente avançado submetidas a mastectomia

    Estudo prospectivo, multicêntrico, longitudinal, caso-controle (1:3) a ser aplicado em pacientes portadoras de carcinoma mamário localmente avançado, submetidas a mastectomia radical com rotação de retalhos locorregionais ou cirurgias higiênicas (n=30), em relação a pacientes submetidas a mastectomia radical (n=90). Os questionários QLQ- C30, QLQ-BR45 e Breast-Q modulo Mastectomia serão aplicados no pré-operatório, no pós-operatório imediato (14 ± 7dias), e tardio (45± 14 dias).

    Densenvolvimento de protocolo institucional para a utilização do retalho miocutâneo de grande dorsal no tratamento cirúrgico do câncer de mama

    O tratamento cirúrgico do carcinoma mamário localmente avançado pode gerar grande defeito estético, com sequelas emocionais e físicas à paciente. Nesse âmbito, a utilização do retalho miocutâneo do grande dorsal permite uma ampla cobertura de pele. Além disso, esse retalho representa boa opção para reconstrução mamária imediata ou tardia. Tendo em vista esses aspectos e a representatividade do Hospital de Amor no tratamento oncológico, faz-se necessário a criação de um protocolo institucional para utilização do retalho, objetivando minimizar as complicações relacionadas ao procedimento. O estudo será realizado através da avaliação retrospectiva de pacientes submetidas ao tratamento cirúrgico do câncer de mama envolvendo a utilização do retalho de grande dorsal. Serão avaliados os desfechos cirúrgicos satisfatórios e insatisfatórios, para identificar os fatores tumorais e da paciente associados à eles.

    Avaliação de desfechos cirúrgicos e oncológicos de pacientes submetidas à mastectomia com reconstrução imediata com prótese de silicone

    Estudo retrospectivo, uni-institucional, de pacientes submetidas a reconstrução mamária imediata com prótese por câncer de mama no departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária do Hospital do Câncer de Barretos. Serão analisados fatores tumorais e da própria paciente que influenciam em desfechos insatisfatórios da reconstrução imediata (perda de prótese), além da avaliação da segurança oncológica do procedimento.

    Impacto da pandemia COVID-19 no diagnóstico e tratamento do câncer de mama

    Estudo retrospectiva, a partir da coleta de dados em ficha padronizada, de pacientes tratadas de câncer de mama no Hospital de Amor de Barretos. Serão avaliados dados epidemiológicos e relacionados ao tratamento, correlacionados com os anos pré-pandemia (2018 e 2019), durante a pandemia COVID (2020, 2021) e após a liberação da circulação da população (2022).

    Tem um projeto de pesquisa?

    CADASTRE SEU PROJETO AQUI

    Publicações

    Ver Todas Especialidades
  • Contato

    Encaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou ligue para o telefone:
    +55 (17) 3321-6600
    Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).

    As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.



      clicando aqui.

      Ver Todas Especialidades

    Últimas Notícias

    Menu Mastologia