O Hemonúcleo de Barretos concretiza, diariamente, o ato de Amor ao Próximo: A doação de sangue e seus componentes celulares.
Inaugurado na década de 90, após as leis nº 7.649, de 1988 e nº 8.080, de 1990; sob a coordenadoria e responsabilidade técnica do Dr Gilberto de Freitas Colli, participou integralmente de todas as etapas evolutivas da política nacional de saúde.
Inserido no complexo do Hospital de Amor, o Hemonúcleo gerencia e executa todo o ciclo do sangue, desde a captação de doadores até a transfusão, atendendo a 6 hospitais de Barretos e outras instituições que compõe a Diretoria Regional de Saúde V (DRS-V).
Através de uma equipe especializada e equipamentos de ponta, realiza a maioria de suas coletas de sangue de forma automatizada, constituindo um dos centros nacionais que mais coletam hemácias por aférese e, 100% de seu estoque plaquetário é formado por plaquetaférese.
Em média anual, atende mais de 11 mil doadores de sangue, transfunde mais de 15 mil hemocomponentes e viabiliza cerca de 300 transplantes de medula óssea (nacionais e internacionais).
Sua estrutura conta com a atuação de quatro importantes laboratórios: sorologia, imuno-hematologia, controle de qualidade e criobiologia; além do setor de processamento, ambulatório de transfusão e sala para aféreses terapêuticas e coletas de células progenitoras hematopoéticas.
O hemonúcleo fornece suporte transfusional aos pacientes do HA frente às inúmeras etapas do tratamento oncológico, assim como em condutas cirúrgicas e emergências de toda região.
Em especial, destaca-se por proporcionar de maneira exclusiva no interior de São Paulo, o procedimento de fotoférese extra-corpórea, principalmente para pacientes pós transplante de medula óssea (quando indicado).
← Ver Todas EspecialidadesEncaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou ligue para o telefone:
+55 (17) 3321-6600
Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).
As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.