O Departamento de Hematologia do Hospital de Amor Barretos engloba atividades de assistência, ensino e pesquisa no nível terciário do tratamento oncohematológico
A assistência da equipe nas doenças oncohematológicas na instituição ocorre em todas as fases do acompanhamento do paciente, tanto ambulatorial e internação. O departamento agrega ainda uma equipe multiprofissional para suporte dos pacientes nas diversas fases do tratamento.
O ambulatório conta com consultórios médicos com capacidade para execução de pequenos procedimentos para auxílio no diagnóstico e avaliação de tratamento. O acompanhamento do tratamento ocupa espaço no hospital dia com equipe de enfermagem própria especializada na condução de tratamento quimioterápico e execução “in loco” de implantação de dispositivos venosos periféricos para infusão de medicação e assistência aos pacientes nos cuidados durante o tratamento. No local o setor de recepção ainda cuida do agendamento de procedimentos e consultas auxiliando os pacientes nas questões burocráticas e administrativas com a participação de assistente social. A proximidade da farmácia de manipulação dos medicamentos quimioterápicos, proporciona agilidade na realização das prescrições e receitas.
A equipe de Hematologia ainda colabora em interconsultas aos departamentos da unidade oncológica. Os médicos têm suporte para tratamento e seguimento em ambulatório e internação geral e colaboram ainda junto ao laboratório de Patologia Clínica na análise de microscopia de hemograma e mielograma.
O corpo clínico atua na discussão e condução de pacientes das unidades da Fundação Pio XII. Coordena e orienta as questões hematológicas para avaliação diagnóstica e condução terapêutica de doenças oncohematológicas. Os médicos do departamento de Hematologia, participam de protocolos de pesquisa clínica encaminhados ao hospital de Amor, orientando na referência e condução de pacientes que participam destes estudos. O departamento conta com um programa de residência médica na área de Hematologia/Hemoterapia, sob orientação da equipe médica.
O HA também possui equipe própria em sua unidade de Porto Velho – RO (Hospital de Amor Amazônia).
← Ver Todas EspecialidadesO Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia teve início em 2021 e possui duração de 24 meses, com disponibilidade inicial de 2 vagas para residentes de primeiro ano e 2 vagas para residentes de segundo ano.
Durante o período da Residência Médica, o residente fará atendimentos supervisionados de pacientes portadores de doenças hematológicas benignas e malignas em ambiente de internação hospitalar e ambulatórios; fará estágio em Hemonúcleo com participação nos processos de triagem, coleta, armazenamento e distribuição de hemoderivados, bem como indicação e contra-indicação dos mesmos e reações transfusionais; além disso irá desenvolver o conhecimento e a prática dos diversos métodos diagnósticos laboratoriais utilizados na especialidade. Durante todo o período, o residente participará das reuniões clínicas, multidisciplinares e científicas.
O departamento de Hematologia participa de grupos de estudo nacionais das principais doenças oncohematológicas:
GBRAM – Grupo Brasileiro de Mieloma. Proposta de desenvolvimento de estudos epidemiológicos e ligados ao pesquisador para pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo e Amiloidose Primária.
Projeto T-cell – Estudo brasileiro epidemiológico de prevalência de linfomas de células T no país e fornecer dados para melhora na estratégia de tratamento dessas doenças.
Grupo Brasileiro de Linfoma de Hodgkin – Proposta de avaliação do status atual epidemiológico para o diagnóstico e tratamento de pacientes com Linfoma de Hodgkin no país.
Encaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou ligue para o telefone:
+55 (17) 3321-6600
Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).
As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.