O departamento de Ginecologia Oncológica existe no Hospital de Amor Barretos desde 2011. O departamento é conhecido nacionalmente pela sua experiência em cirurgias minimamente invasivas para tratamento do câncer ginecológico, através das vias laparoscópica e robótica, que corresponde entre 60% e 70% dos procedimentos cirúrgicos oncológicos. O setor também se destaca por participar de vários protocolos de pesquisa mundiais em câncer ginecológico.
← Ver Todas EspecialidadesEstudos em Oncologia Clínica e Cirúrgica com foco no diagnóstico ao tratamento das Neoplasias Ginecológicas
Esse projeto guarda-chuva temático objetiva realizar estudos em neoplasias ginecológicas em geral, como útero, ovários, trompas, endométrio, colo uterino, vagina e vulva. Também objetiva estudar a relação do vírus HPV e o desenvolvimento de algum destes tumores. Além disso, pretende estudar formas de diagnóstico e tratamento precoce destas neoplasias, tratamento nos seus estádios mais avançados e formas corretas de seguimento após tratamento inicial.
Projetos atuais vinculados ao projeto guarda-chuva temático:
– Adenocarcinoma de endométrio de baixo risco recidivado – existe uma assinatura genética preditiva para esta população?
– Ensaio clínico randomizado para avaliar eficácia, segurança e qualidade de vida de um dispositivo cervical após conização com bisturi de alta frequência em neoplasias intraepiteliais cervicais de alto grau.
– Impacto emocional da forma de condução de pacientes com câncer até o centro cirúrgico: ensaio clínico randomizado comparando transporte através de maca e deambulação.
– Impacto do Aconselhamento e Educação Pré-operatória na diminuição dos níveis de ansiedade em pacientes com tumores ginecológicos e colorretal. Um Ensaio Clínico Randomizado.
– Câncer de Colo Uterino em pacientes jovens: Existem diferenças nas características sócio-demográficas, histológicas e clínicas?
– Antibioticoprofilaxia na desobstrução de vias urinárias por nefrostomia percutânea e nas trocas de cateteres em pacientes com obstrução ureteral maligna: Estudo de coorte retrospectiva e revisão sistemática com metanálise.
Outros projetos:
– Conização prévia para histerectomia radical laparoscópica segura em estágios iniciais do câncer do colo uterino.
– Avaliação dos fatores preditivos de morbidade perioperatória da histerectomia radical na era da cirurgia minimamente invasiva.
Médico cirurgião – especialista em cirurgia oncológica ginecológica e oncogenética
http://lattes.cnpq.br/5816051387534600Médico ginecologista – especialista em oncologia ginecológica e cirurgia oncológica ginecológica
Coordenador do Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital de Amor Barretos
http://lattes.cnpq.br/8416912059755516