• Apresentação

    A Dermatologia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento e promoção da saúde de doenças que acometem a pele, os cabelos e as unhas.

    O câncer de pele representa uma patologia com taxas de morbidade de alta relevância epidemiológica no Brasil. No país, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma previsto é de aproximadamente 180.000 casos ao ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em relação ao melanoma, o número estimado de casos novos é de 8.450 ao ano. O melanoma pode ser letal se diagnosticado em estágios avançados, portanto o diagnóstico precoce é fundamental para melhorar o prognóstico do paciente.

    O departamento de Dermatologia do Hospital de Amor tem atuação em diversos cenários, dispondo de ambulatórios voltados ao atendimento do câncer de pele, atuando na prevenção primária e secundária. Além de consultas clínicas, existe o oferecimento de dermatoscopia e tratamentos cirúrgicos do câncer de pele. O serviço também possui um ambulatório dedicado aos pacientes que necessitam de mapeamento corporal e dermatoscopia digital, os quais possuem um risco elevado de desenvolver melanoma cutâneo.

    O departamento também fornece atendimento para os pacientes ambulatoriais e internados que possuem reações dermatológicas relacionadas ao tratamento oncológico (quimioterapia convencional, terapia alvo, hormonioterapia, imunoterapia, por exemplo) e para os pacientes que possuem complicações dermatológicas agravadas ou associadas ao quadro oncológico. Há também um ambulatório especializado no atendimento de pacientes que evoluíram com alopecia após a realização da quimioterapia, além de atuar no tratamento da paralisia facial, provocada por sequela do tratamento oncológico.

    O objetivo é fornecer atendimento dermatológico especializado ao paciente, em diversos contextos do cenário oncológico, visando o tratamento das afecções dermatológicas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes, incluindo a prevenção primária e a promoção de saúde voltados ao cuidado com a pele, os cabelos e as unhas.

    Com atendimento multidisciplinar, a equipe possui um contato permanente com as equipes dos departamentos de Prevenção em câncer, Radioterapia, Cirurgia oncológica, Melanoma, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncologia clínica, Reabilitação, Oncologia pediátrica e Patologia.

    Ver Todas Especialidades
  • Corpo Clínico

    Dra. Cristiane Botelho Miranda Cárcano

    Médica dermatologista – especialista nas áreas de oncodermatologia e dermatologia geral

    http://lattes.cnpq.br/7872547500657313

    Dra. Vanessa D´Andretta Tanaka

    Médica dermatologista – especialista em câncer de pele, cirurgia oncológica, doenças de cabelos, unhas e dermatologia geral

    http://lattes.cnpq.br/0729808743146348
    Ver Todas Especialidades
  • Parque Tecnológico

    Atendimento
    Dermatológico
    Especializado

    Dermatoscopia

    A Dermatoscopia é um método in vivo, não invasivo, que se utiliza de um aparelho denominado dermatoscópio e que permite melhorar a acurácia diagnóstica do câncer de pele melanoma e não melanoma.

    O dermatoscópio é um aparelho constituído por uma associação de lentes e de uma fonte de luz e que fornece um aumento de 10 vezes, permitindo uma avaliação de cores e estruturas existentes abaixo da pele.

    A dermatoscopia pode ser utilizada para a avaliação de lesões dermatológicas pigmentadas e não pigmentadas, melhorando o diagnóstico clínico do câncer de pele. Além disso, também é considerada uma ferramenta útil no acompanhamento de nevos (pintas) e de lesões cutâneas, através da dermatoscopia digital (associação do dermatoscópio com uma máquina fotográfica ou smartphone), com o objetivo de capturar imagens com alta resolução para o seguimento de lesões em pacientes que necessitam de seguimento regular, como pacientes com múltiplos nevos (> 50 pintas) ou que tenham outros fatores de risco importantes para o melanoma. A dermatoscopia digital e mapeamento corporal de nevos é uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce do melanoma.

     

    Aparelhos de Criocirurgia

    A criocirurgia, também chamada de crioterapia, é uma técnica realizada através do uso do nitrogênio líquido para tratamento de alguns tipos de lesões pré-malignas e malignas da pele pelo método de resfriamento da pele. O resfriamento da pele leva a alterações nos tecidos afetados gerando a destruição da lesão cutânea. É um método seguro e eficaz quando utilizado de forma correta e com indicação precisa na abordagem de lesões pré-neoplásicas e de alguns tipos de câncer de pele. Esse método faz parte do arsenal terapêutico utilizado na abordagem do câncer de pele e de lesões pré-malignas como as queratoses actínicas, a doença de Bowen e a queilite actínica.

     

    Arsenal cirúrgico

    O Hospital de Amor oferece acesso a um arsenal cirúrgico completo e necessário para a realização de cirurgias simples e mais complexas. A equipe da Dermatologia realiza desde cirurgias pequenas, como biópsias e pequenas cirurgias excisionais, até cirurgias maiores e mais complexas como enxertos e retalhos, necessários ao tratamento do câncer de pele. Em associação com a equipe de Dermatopatologia, existe também realização da cirurgia micrográfica de Mohs, uma cirurgia considerada a abordagem mais eficaz para alguns tipos de câncer de pele e localizados em algumas áreas específicas da pele. Com esta técnica cirúrgica a taxa de recidiva do câncer de pele é menor que 1%. A cirurgia micrográfica de Mohs é um tratamento preciso e efetivo de alguns tipos de câncer de pele, principalmente os tipos considerados mais complexos, mais difíceis de tratar, por ter uma maior chance maior de recidiva local. Esta técnica permite a análise microscópica das margens cirúrgicas durante o ato cirúrgico, retirando o câncer por etapas. Em cada etapa, o tumor retirado é analisado pelo patologista. Pode ser necessária a realização de várias etapas até que haja a remoção completa do tumor. Após a retirada completa do câncer, o cirurgião dermatológico faz a reconstrução da ferida cirúrgica.

     

    Ver Todas Especialidades

    Equipamentos

    • Residência Médica em Dermatologia

      Desde 2019, o Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, em parceria com o Hospital de Amor e os AME’s clínico e cirúrgico de Barretos, possui um Programa de Residência Médica em Dermatologia credenciada pelo MEC, com 2 vagas por ano com bolsa inclusa. O acesso ao programa é direto, sem pré-requisito, através da prova realizada anualmente pelo SUS São Paulo.

      Coordenadores

  • Desde agosto de 2020, o departamento de Dermatologia do Hospital de Amor possui uma parceria com as Unidades Básicas de Saúde geridas pela instituição voltada para o rastreamento de câncer de pele por teledermatoscopia. Usando a Plataforma RedCap, imagens clínicas e dermatoscópicas são enviadas para análise pelo grupo de dermatologistas e, sempre que há a identificamos uma lesão com características clínicas e dermatoscópicas suspeitas, existe o agendamento direto para consulta médica no Instituto de Prevenção do HA (em Barretos/SP). Com este fluxo, objetiva-se melhorar a jornada do paciente e facilitar o acesso ao atendimento oncológico especializado.

    Em fevereiro de 2021, o departamento iniciou um projeto de pesquisa em parceria com a Bristol-Myers Squibb Foundation (“Skin cancer teledermatology to improve access and early diagnosis”) que pretende ampliar o modelo de rastreamento do câncer de pele por teledermatologia para todas as UBS’s da DRS-V (total de 18 municípios). O projeto envolve educação dos profissionais de saúde da Atenção Primária para a detecção do câncer de pele e o rastreamento de lesões suspeitas de câncer de pele por imagens clínicas e dermatoscópicas através da Teledermatologia assíncrona (store-and-forward teledermatology).

     

    Tem um projeto de pesquisa?

    CADASTRE SEU PROJETO AQUI

    Projetos Clínicos

    Vinícius de Lima Vazquez

    http://lattes.cnpq.br/7827758855739399

    Leonardo de Paula Almeida

    http://lattes.cnpq.br/3000497801786355

    Carlos Eduardo Goulart Silveira

    http://lattes.cnpq.br/8416426530692165

    Vanessa D´Andretta Tanaka

    http://lattes.cnpq.br/0729808743146348

    Cristiane Botelho Miranda Cárcano

    http://lattes.cnpq.br/7872547500657313
    Ver Todas Especialidades
  • Contato

    Encaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou ligue para o telefone:
    +55 (17) 3321-6600
    Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).

    As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.



      clicando aqui.

      Ver Todas Especialidades

    Menu Dermatologia