A Dermatologia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento e promoção da saúde de doenças que acometem a pele, os cabelos e as unhas.
O câncer de pele representa uma patologia com taxas de morbidade de alta relevância epidemiológica no Brasil. No país, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma previsto é de aproximadamente 180.000 casos ao ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em relação ao melanoma, o número estimado de casos novos é de 8.450 ao ano. O melanoma pode ser letal se diagnosticado em estágios avançados, portanto o diagnóstico precoce é fundamental para melhorar o prognóstico do paciente.
O departamento de Dermatologia do Hospital de Amor tem atuação em diversos cenários, dispondo de ambulatórios voltados ao atendimento do câncer de pele, atuando na prevenção primária e secundária. Além de consultas clínicas, existe o oferecimento de dermatoscopia e tratamentos cirúrgicos do câncer de pele. O serviço também possui um ambulatório dedicado aos pacientes que necessitam de mapeamento corporal e dermatoscopia digital, os quais possuem um risco elevado de desenvolver melanoma cutâneo.
O departamento também fornece atendimento para os pacientes ambulatoriais e internados que possuem reações dermatológicas relacionadas ao tratamento oncológico (quimioterapia convencional, terapia alvo, hormonioterapia, imunoterapia, por exemplo) e para os pacientes que possuem complicações dermatológicas agravadas ou associadas ao quadro oncológico. Há também um ambulatório especializado no atendimento de pacientes que evoluíram com alopecia após a realização da quimioterapia, além de atuar no tratamento da paralisia facial, provocada por sequela do tratamento oncológico.
O objetivo é fornecer atendimento dermatológico especializado ao paciente, em diversos contextos do cenário oncológico, visando o tratamento das afecções dermatológicas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes, incluindo a prevenção primária e a promoção de saúde voltados ao cuidado com a pele, os cabelos e as unhas.
Com atendimento multidisciplinar, a equipe possui um contato permanente com as equipes dos departamentos de Prevenção em câncer, Radioterapia, Cirurgia oncológica, Melanoma, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Oncologia clínica, Reabilitação, Oncologia pediátrica e Patologia.
← Ver Todas EspecialidadesDermatoscopia
A Dermatoscopia é um método in vivo, não invasivo, que se utiliza de um aparelho denominado dermatoscópio e que permite melhorar a acurácia diagnóstica do câncer de pele melanoma e não melanoma.
O dermatoscópio é um aparelho constituído por uma associação de lentes e de uma fonte de luz e que fornece um aumento de 10 vezes, permitindo uma avaliação de cores e estruturas existentes abaixo da pele.
A dermatoscopia pode ser utilizada para a avaliação de lesões dermatológicas pigmentadas e não pigmentadas, melhorando o diagnóstico clínico do câncer de pele. Além disso, também é considerada uma ferramenta útil no acompanhamento de nevos (pintas) e de lesões cutâneas, através da dermatoscopia digital (associação do dermatoscópio com uma máquina fotográfica ou smartphone), com o objetivo de capturar imagens com alta resolução para o seguimento de lesões em pacientes que necessitam de seguimento regular, como pacientes com múltiplos nevos (> 50 pintas) ou que tenham outros fatores de risco importantes para o melanoma. A dermatoscopia digital e mapeamento corporal de nevos é uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce do melanoma.
Aparelhos de Criocirurgia
A criocirurgia, também chamada de crioterapia, é uma técnica realizada através do uso do nitrogênio líquido para tratamento de alguns tipos de lesões pré-malignas e malignas da pele pelo método de resfriamento da pele. O resfriamento da pele leva a alterações nos tecidos afetados gerando a destruição da lesão cutânea. É um método seguro e eficaz quando utilizado de forma correta e com indicação precisa na abordagem de lesões pré-neoplásicas e de alguns tipos de câncer de pele. Esse método faz parte do arsenal terapêutico utilizado na abordagem do câncer de pele e de lesões pré-malignas como as queratoses actínicas, a doença de Bowen e a queilite actínica.
Arsenal cirúrgico
O Hospital de Amor oferece acesso a um arsenal cirúrgico completo e necessário para a realização de cirurgias simples e mais complexas. A equipe da Dermatologia realiza desde cirurgias pequenas, como biópsias e pequenas cirurgias excisionais, até cirurgias maiores e mais complexas como enxertos e retalhos, necessários ao tratamento do câncer de pele. Em associação com a equipe de Dermatopatologia, existe também realização da cirurgia micrográfica de Mohs, uma cirurgia considerada a abordagem mais eficaz para alguns tipos de câncer de pele e localizados em algumas áreas específicas da pele. Com esta técnica cirúrgica a taxa de recidiva do câncer de pele é menor que 1%. A cirurgia micrográfica de Mohs é um tratamento preciso e efetivo de alguns tipos de câncer de pele, principalmente os tipos considerados mais complexos, mais difíceis de tratar, por ter uma maior chance maior de recidiva local. Esta técnica permite a análise microscópica das margens cirúrgicas durante o ato cirúrgico, retirando o câncer por etapas. Em cada etapa, o tumor retirado é analisado pelo patologista. Pode ser necessária a realização de várias etapas até que haja a remoção completa do tumor. Após a retirada completa do câncer, o cirurgião dermatológico faz a reconstrução da ferida cirúrgica.
Desde 2019, o Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, em parceria com o Hospital de Amor e os AME’s clínico e cirúrgico de Barretos, possui um Programa de Residência Médica em Dermatologia credenciada pelo MEC, com 2 vagas por ano com bolsa inclusa. O acesso ao programa é direto, sem pré-requisito, através da prova realizada anualmente pelo SUS São Paulo.
Em 2021, a residência médica de Dermatologia recebeu o credenciamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Desde agosto de 2020, o departamento de Dermatologia do Hospital de Amor possui uma parceria com as Unidades Básicas de Saúde geridas pela instituição voltada para o rastreamento de câncer de pele por teledermatoscopia. Usando a Plataforma RedCap, imagens clínicas e dermatoscópicas são enviadas para análise pelo grupo de dermatologistas e, sempre que há a identificamos uma lesão com características clínicas e dermatoscópicas suspeitas, existe o agendamento direto para consulta médica no Instituto de Prevenção do HA (em Barretos/SP). Com este fluxo, objetiva-se melhorar a jornada do paciente e facilitar o acesso ao atendimento oncológico especializado.
Em fevereiro de 2021, o departamento iniciou um projeto de pesquisa em parceria com a Bristol-Myers Squibb Foundation (“Skin cancer teledermatology to improve access and early diagnosis”) que pretende ampliar o modelo de rastreamento do câncer de pele por teledermatologia para todas as UBS’s da DRS-V (total de 18 municípios). O projeto envolve educação dos profissionais de saúde da Atenção Primária para a detecção do câncer de pele e o rastreamento de lesões suspeitas de câncer de pele por imagens clínicas e dermatoscópicas através da Teledermatologia assíncrona (store-and-forward teledermatology).
Em 2022, o departamento de Dermatologia do Hospital de Amor iniciou um novo projeto de pesquisa que tem como objetivo avaliar novas modalidades terapêuticas para pacientes que apresentaram alopécia (perda capilar) persistente (mesmo após o término da quimioterapia).
Encaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou ligue para o telefone:
+55 (17) 3321-6600
Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).
As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.