O serviço de cuidados paliativos da instituição foi criado em 2003, no Hospital São Judas Tadeu, local onde se iniciou a Fundação Pio XII, e posteriormente tornou-se uma unidade especializada em cuidados paliativos.
Os cuidados paliativos são cuidados integrais ativos de indivíduos com sofrimento grave relacionado à saúde, devido a doença grave, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e seus cuidadores.
Fornecemos suporte para ajudar os pacientes a viver o mais plenamente possível até a morte, facilitando a comunicação eficaz, ajudando-os e suas famílias a determinar os objetivos do cuidado.
Inclui prevenção, identificação precoce, avaliação abrangente e gerenciamento de problemas físicos, incluindo dor e outros sintomas angustiantes, sofrimento psicológico, sofrimento espiritual e necessidades sociais.
Nossa unidade é composta por 50 leitos de internação, um Centro de Intercorrência Ambulatorial Paliativo (CIAP), Ambulatório presencial e telemedicina, Atendimento Domiciliar que atende a DRS de Barretos, além do serviço de Interconsulta no Hospital de Amor Oncológico.
Contamos com uma equipe multiprofissional completa e capacitada atuando conforme os princípios dos cuidados paliativos, com assistência individualizada à unidade de tratamento (paciente/família/cuidador). O diferencial da equipe é conseguir oferecer assistência de qualidade para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, de forma humanizada, centrada na pessoa, considerando seu contexto e dimensões biopsicossociais e espirituais.
← Ver Todas Especialidades