O Departamento de Oncologia Urológica foi criado em 2005 no Hospital de Amor de Barretos, com objetivo de avaliar e tratar pacientes com cânceres urológicos (Rim, Pênis, Próstata, Bexiga, Uretra).
Com mais de 1200 cirurgias realizadas por ano para o tratamento do câncer, o objetivo principal é avaliar o paciente de forma individualizada, contando com o critério clínico ganhado com a experiencia de tratar casos desafiadores no dia a dia, mantendo como prioridade o tratamento humanização e ética médica durante cada decisão.
Atualmente o serviço conta com cinco profissionais médicos titulares, especialistas na área oncológica.
O departamento desempenha vários papeis dentro complexo hospitalar:
Manejo de complicações causados pelo câncer e/ou pelo tratamento oncológico
A equipe de uro-oncologia do Hospital de Amor tem grande preocupação com as possíveis sequelas que podem decorrer tanto devido ao tumor quanto ao tratamento realizado.
Observamos que a melhor forma de resolver esse problema é evitando que ele ocorra. Essa prevenção é possível por meio de um tratamento de excelência, com equipamentos modernos, tecnológicos e realizado por uma equipe com experiência no tratamento do câncer e prática cirúrgica, condições alcançadas com muita prática, estudo e dedicação.
O Departamento oferece um tratamento multidisciplinar, para o qual contamos com a participação de diversos profissionais trabalhando juntos focados no bem-estar e na qualidade de vida do paciente.
A cirurgia videolaparoscópica/robótica também auxiliou a reduzir as nossas complicações, principalmente de hérnias, incontinência urinária (perda de urina), disfunção erétil (impotência), infecções e até de morte.
Caso ocorra alguma disfunção devido ao tumor oncológico ou após o tratamento, a urologia conta com uma equipe de profissionais especializados (enfermeira, fisioterapeuta, psicólogo, estomoterapeutas, entre outros) que auxiliam no manejo desses problemas.
Também dispomos de tratamentos minimamente invasivos e exames como a urodinâmica, que permitem o diagnóstico correto do problema e o tratamento menos invasivo e mais efetivo, além de protocolos clínicos modernos e atualizados de tratamento dessas sequelas.
Todo esse processo nos auxilia a fornecer um tratamento de alta qualidade no tratamento do câncer.
← Ver Todas EspecialidadesO departamento de uro-oncologia conta com arsenal completo de equipamentos modernos tanto para auxilia no diagnóstico como no tratamento das doenças oncológicas. Em termos de tratamento o maior avanço vem da tecnologia robótica. O Hospital de Amor, desde 2014, conta com esta inovação em seu arsenal de tratamento. Esta realidade ainda se restringe a poucos hospitais Brasileiros, uma vez que a aquisição dos robôs, insumos e manutenção tem alto custo.
O robô Da Vinci Si foi projetado para aprimorar as capacidades dos cirurgiões na realização de operações complexas, dentre elas as cirurgias de câncer. A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia vídeo-laparoscópica e na urologia é indicada para o tratamento de uma variedade de tumores como: próstata, bexiga, rim, ureter etc.
O sistema completo é formado por 3 partes integradas:
As vantagens na utilização da tecnologia são inúmeras:
No Brasil, a urologia é a especialidade cirúrgica que mais utiliza e se beneficia desta tecnologia, fazendo cerca de 60% das cirurgias robóticas do país.
O departamento de urologia participa ativamente das atividades de pesquisa do Hospital de Amor, através do Grupo de Pesquisa de Patologias Urológicas (GPPU-HA), desenvolvendo pesquisas em praticamente todas as áreas dos tumores urológicos, integrando aos projetos alunos da FACISB, residentes e pós-graduandos do Hospital de Amor. Envolvendo as seguintes linhas de pesquisa:
Atualmente são desenvolvidas pesquisas retrospectivas além de ensaios clínicos randomizados pelo grupo, temos parceria com grupos de pesquisa do continente Europeu e América Latina. Além disso, o departamento de Urologia está inserido ativamente em projetos de Pesquisa Clínica institucional principalmente na área de tumores de bexiga com estudos clínicos internacionais.
Encaminhe a sua dúvida utilizando o formulário eletrônico, a qualquer hora, ou ligue para o telefone:
+55 (17) 3321-6600
Das 8:00h às 17:00h (horário de Brasília/DF).
As demandas serão respondidas no menor espaço de tempo possível.