No Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Amor, Fundação Pio XII, nossa missão é oferecer o melhor e mais moderno tratamento e seguimento clínico para os pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Nossa equipe é composta por cinco cirurgiões de cabeça e pescoço e três cirurgiões plásticos além de uma completa equipe multidisciplinar constituída por fonoaudiologistas, odontologistas e protéticos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, todos especializados em câncer de cabeça e pescoço. Com manejo interdisciplinar, especialistas de diversas áreas como Patologia, Radio-oncologia, Oncologia Clínica, Radiologia e Medicina Nuclear, discutem e decidem em conjunto, o tratamento dos pacientes, provendo o estado da arte do cuidado e do manejo clínico de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em diferentes localizações, tais quais, cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, base de crânio, glândulas salivares, tireoide e paratireoides, além do câncer de pele da região da cabeça e pescoço.
O tratamento cirúrgico complexo que envolve grandes ressecções, é acompanhado de técnicas avançadas e especializadas de reconstrução como a confecção de retalhos microcirúrgicos pela equipe de cirurgia plástica reconstrutora. Técnicas modernas de tratamento como as cirurgias endoscópicas de laringe e de cavidade nasal e de planejamento virtual 3D de reconstrução são realizadas em nosso Departamento, bem como técnicas de reabilitação que envolvem protética facial, odontológica e de fonação. Além do tratamento cirúrgico, as mais avançadas técnicas de radioterapia somadas ao tratamento quimioterápico, podem poupar o paciente de cirurgias radicais, possibilitando a preservação de órgãos nobres como a laringe. Planos de tratamentos integrados são estabelecidos de forma multidisciplinar a fim de fornecer o mais alto padrão de cuidado ao paciente sem deixar de lado o atendimento humanizado, centralizado nos desejos do paciente.
Dados do departamento, mostram que de janeiro a setembro de 2022, foram atendidas 336 novas consultas de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e 170 novas consultas de pacientes com câncer de pele não melanoma. No mesmo período, foram realizadas mais de 3950 consultas de seguimento em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e mais de 4030 consultas de seguimento de câncer de pele não melanoma. Entre abril de 2021 a março de 2022 foram realizadas cerca de 458 cirurgias de cabeça e pescoço, e mais de 160 ressecções de médio a grande porte de tumores malignos de pele com reconstrução. Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2022, foram realizadas mais de 230 cirurgias de cabeça e pescoço de pequeno a médio porte, em regime de hospital dia e mais de 380 ressecções de tumores de pele de pequeno porte com ou sem reconstrução, também em regime de hospital dia. Além disso, no período de abril de 2021 a março de 2022, foram mais de 1350 atendimentos de urgência e emergência no centro de intercorrência ambulatorial do hospital na especialidade.
Além da Unidade de Barretos, a equipe também conta com outros cirurgiões de cabeça e pescoço que atuam nas demais Unidades da Fundação Pio XII sendo três cirurgiões na Unidade de Jales e dois na Unidade de Porto Velho, as quais também apresentam equipe de cirurgia plástica reconstrutora. A equipe da Unidade de Barretos também presta atendimento no Hospital de Câncer Infanto-Juvenil de Barretos, com um atendimento ambulatorial mensal de cerca de 40 crianças e adolescentes entre retornos e primeira vez e em torno de 2 a 4 procedimentos cirúrgicos por mês.
← Ver Todas EspecialidadesO Departamento está localizado em um setor ambulatorial do Hospital de Amor de Barretos onde, no mesmo setor, estão localizados outros departamentos envolvidos no atendimento do paciente com câncer de cabeça e pescoço como oncologia clínica, radio-oncologia, cirurgia plástica reconstrutora, enfermagem, nutrição, odontologia e protética, psicologia e fonoaudiologia.
O setor conta com consultórios equipados com aparelhos destinados à videolaringoscopia e uma estação de trabalho conjunta onde os profissionais médicos atuam de forma interdisciplinar, debatendo e trocando informações sobre os diferentes pacientes e casos clínicos do setor.
O departamento realiza em centro cirúrgico as mais avançadas tecnologias em cirurgia de cabeça e pescoço como:
O Grupo de Pesquisa em Oncologia Translacional em Câncer de Cabeça e Pescoço (GPOT-CCP), é composto por especialistas médicos em oncologia de cabeça e pescoço, biólogos, odontologistas, epidemiologistas, coordenadores e assistentes de pesquisa, estatísticos e alunos de iniciação científica e de pós-graduação, e apresenta como temático: “Pesquisa em tumores de cabeça e pescoço: estudos epidemiológicos, de prevenção, clínicos, cirúrgicos, moleculares, de qualidade de vida e de seguimento oncológico”. Este projeto temático guarda-chuva apresenta quatro linhas de pesquisa, a saber:
a- Epidemiologia e Prevenção
b- Oncologia Clínica e Cirúrgica
c- Oncologia e Patologia Molecular
d- Qualidade de Vida e Cuidados Paliativos
O grupo de pesquisa, desenvolve projetos em parcerias com entidades públicas como o Ministério Público do Trabalho (MPT), bem como com consórcios internacionais como o HEADSpAcE – The translational studies of HEAD and neck cancer in South America and Europe do IARC – International Agency for Research on Cancer e o EORTC – European Organisation for Reasearch and Treatment of Cancer. O grupo participa de estudos multicêntricos e desenvolve projetos voltados para as seguintes áreas:
– prevenções primária e secundária do câncer de boca e orofaringe em conjunto com o departamento de Odontologia;
– inovações tecnológicas em cirurgia;
– ensaios clínicos que envolvam protocolos de tratamento que necessitam de comprovação científica para serem considerados tratamento padrão;
– preditores clínicos, patológicos e moleculares ou translacionais envolvidos com diagnóstico, resposta ou falência terapêutica e sobrevida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço;
– projetos que envolvam qualidade de vida abordando cessação do tabagismo e toxicidades de tratamento.
Projetos Clínicos
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
Renato de Castro Capuzzo – http://lattes.cnpq.br/0202829851755169
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Projetos Translacionais
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
Projetos de Qualidade de Vida
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
Projetos Tecnológicos
Renato de Castro Capuzzo – http://lattes.cnpq.br/0202829851755169
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Projetos de Epidemiologia e Prevenção
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
A Unidade de Barretos conta com residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço sendo 4 residentes por ano: dois R1 e dois R2. Residentes de primeiro ano de cirurgia oncológica fazem estágio no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço rodiziando em grupos de 3 por vez, por 4 meses.
O programa apresenta como objetivo, formar médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço com conhecimentos teóricos e práticos e desenvolver habilidades que possibilitem atuar na área, além de oferecer a possibilidade de adquirir conhecimento na pesquisa com o desenvolvimento de um projeto de conclusão de residência médica ao longo dos dois anos de especialização.
O programa apresenta uma carga horária semanal de 60 horas incluindo atividades ambulatoriais e cirúrgicas no hospital adulto e infanto-juvenil, além de reunião multiprofissional e aulas voltadas para os residentes com apresentação de artigos e palestras de professores convidados.
O residente tem a possibilidade de usufruir de toda a infra-estrutura que a instituição disponibiliza como o instituto de ensino e pesquisa, e cursos de base de crânio e cirurgia endoscópica de laringe no centro de treinamento IRCAD em Barretos.
Os residentes participam das mais modernas cirurgias em câncer de cabeça e pescoço como nas cirurgias endoscópicas nasais e de laringe, em pesquisa de linfonodo sentinela, nas monitorizações neurais, nas reconstruções complexas da cabeça e pescoço, incluindo as microcirúrgicas e na reabilitação vocal dos pacientes laringectomizados.
Dr. Felipe de Souza Barros Correa
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
http://lattes.cnpq.br/8471289584477914Dr. Renato de Castro Capuzzo
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
http://lattes.cnpq.br/0202829851755169Para maiores informações sobre o programa de residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, acesse aqui ou entre contato com a COREME institucional através do e-mail: coreme@hospitaldeamor.com.br
Abaixo seguem projetos de pesquisa do grupo que estão em andamento:
2017 – atual – PERFIL NUTRICIONAL COMO PREDITOR DE SOBREVIDA EM PACIENTES COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DA CABEÇA E PESCOÇO. Descrição: Investigador Principal: Ricardo Ribeiro Gama. Hospital de Câncer de Barretos. Indicadores: 290 inclusões; 37 até novembro de 2022.
2019 – 2022 – EORTC 1629 – LATE TOXICITY AND LONG-TERM QUALITY OF LIFE IN HEAD AND NECK CANCER SURVIVORS Descrição: Co-investigator do projeto junto ao European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC) – Head and Neck Cancer Group & Quality of Life Group. Investigador principal em Barretos: Ricardo Ribeiro Gama. Indicador: 108 inclusões. Fase de escrita do artigo.
2020 – 2022 – AN INTERNATIONAL PHASE IV FIELD STUDY FOR THE RELIABILITY AND VALIDITY OF THE EORTC THYROID CANCER MODULE THY34 Descrição: Co-investigator na temática de câncer de tireóide do European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC). Investigador principal em Barretos: Ricardo Ribeiro Gama. Indicador: 18 inclusões. Fase de escrita do artigo.
2020 – atual – HEADSpAcE – ESTUDO TRANSLACIONAL EM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NA AMÉRICA DO SUL E EUROPA. Início: 2020. Descrição: projeto financiado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), Lyon, França. Investigador principal em Barretos: Lidia Rebolho Arantes (molecular) e Ricardo Ribeiro Gama (clínica). Indicadores: 37 inclusões até novembro de 2022.
Abaixo estão listados projetos científicos com alunos de pós-graduação:
2020-2022 (defendido)- DETECCAO DE FUSOBACTERIUM NUCLEATUM POR DROPLET DIGITAL PCR EM LAVADO ORAL E AVALIACAO DA DOENCA PERIODONTAL: ESTUDO CASO-CONTROLE. Projeto de mestrado. Aluna: Barbara Borella Fernandes. Orientadores: Ricardo Gama, Fabiana Vázquez e Lidia Arantes
2021- atual – MODELO PREDITOR DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE SEGUNDO TUMOR PRIMÁRIO APÓS UM CÂNCER DA CAVIDADE ORAL E DA OROFARINGE. Projeto de Mestrado. Aluna: Flávia Mince da Silva. Orientadores: Ricardo Ribeiro Gama e Fabio Coracin
2022 – CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR DA TIREOIDE. Projeto de doutorado. Aluno: Gustavo Dix. Orientadores: Lidia Rebolho Arantes, Edenir Palmero e Ricardo Ribeiro Gama
2022 – DEPENDÊNCIA NICOTÍNICA, MOTIVAÇÃO PARA CESSAR TABAGISMO E PERCEPÇÕES A RESPEITO DO TABACO EM UMA POPULAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS TABAGISTAS. Projeto de Mestrado. Aluno: Rafael Cardoso Pires. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2022 – AVALIAÇÃO DA INFECÇÃO PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO EM REGIÃO GENITAL DE MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM OROFARINGE. Projeto de Mestrado. Aluna: Gisele da Rocha Sant’ana. Orientadores: Ricardo Gama e Júlio Possati
Abaixo estão listados projetos científicos com alunos de iniciação científica:
2021 – atual. SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE CAVIDADE ORAL: LEVANTAMENTO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA INSTITUCIONAL. Projeto de iniciação científica. Aluna: Rafaela Teixeira Honório. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021- atual. TEMPO ATÉ O TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE CAVIDADE ORAL EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto de iniciação científica. Aluna: Olívia Alves Ministro. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021- atual. FATORES PREDITORES DE FALÊNCIA TERAPÊUTICA PRECOCE EM PACIENTES COM CÂNCER DE CAVIDADE ORAL. Projeto de iniciação científica. Aluno: Bruno Conde Marques. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021 – atual. CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS INSTITUCIONAL DE TUMORES DE GLÂNDULAS SALIVARES. Trabalho de conclusão de residência médica – Mayza de Kássia Bueno e de aluna de iniciação científica (IC) – Leticia Camargo Costa. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021 – atual. LEVANTAMENTO CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA INSTITUCIONAL DE CÂNCER DE TIREOIDE PEDIÁTRICO. Trabalho de conclusão de residência médica – Raissa Garcia e de aluna de IC- Amanda Marques Garcia Lopes. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
Abaixo estão listados os ensaios clínicos vigentes do departamento, patrocinados pela indústria farmacêutica:
DEBIO 1143 (LARINGE, HIPOFARINGE, OROFARINGE): estudo fase 3, randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, do Debio 1143 em combinação com quimioterapia à base de platina e radioterapia IMRT em pacientes com carcinoma de células escamosas (CEC) de cabeça e pescoço localmente avançado, candidatos à quimioterapia com radioterapia definitiva.
SMART-KEY (LARINGE): estudo fase 2 de braço único, multi-institucional, de uma estratégia de preservação de órgãos baseada em pembrolizumabe para CEC de laringe localmente avançado.
LIBRETTO 531 (CÂNCER MEDULAR DE TIREOIDE): estudo multicêntrico, randomizado, fase 3, comparando selpercatinibe a escolha do médico de carbozantinibe ou vandetanibe, em pacientes com carcinoma medular de tireoide, com progressão ou avançado, RET-mutante, inibidor de quinase “naive”.
REGENERON (CEC DE PELE): estudo randomizado, placebo-controlado, duplo-cego, de cemiplimabe adjuvante versus placebo após cirurgia e radioterapia, em pacientes com CEC de pele de alto risco.