No Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Amor, Fundação Pio XII, nossa missão é oferecer o melhor e mais moderno tratamento e seguimento clínico para os pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Nossa equipe é composta por cinco cirurgiões de cabeça e pescoço e três cirurgiões plásticos além de uma completa equipe multidisciplinar constituída por fonoaudiologistas, odontologistas e protéticos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, todos especializados em câncer de cabeça e pescoço. Com manejo interdisciplinar, especialistas de diversas áreas como Patologia, Radio-oncologia, Oncologia Clínica, Radiologia e Medicina Nuclear, discutem e decidem em conjunto, o tratamento dos pacientes, provendo o estado da arte do cuidado e do manejo clínico de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em diferentes localizações, tais quais, cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, base de crânio, glândulas salivares, tireoide e paratireoides, além do câncer de pele da região da cabeça e pescoço.
O tratamento cirúrgico complexo que envolve grandes ressecções, é acompanhado de técnicas avançadas e especializadas de reconstrução como a confecção de retalhos microcirúrgicos pela equipe de cirurgia plástica reconstrutora. Técnicas modernas de tratamento como as cirurgias endoscópicas de laringe e de cavidade nasal e de planejamento virtual 3D de reconstrução são realizadas em nosso Departamento, bem como técnicas de reabilitação que envolvem protética facial, odontológica e de fonação. Além do tratamento cirúrgico, as mais avançadas técnicas de radioterapia somadas ao tratamento quimioterápico, podem poupar o paciente de cirurgias radicais, possibilitando a preservação de órgãos nobres como a laringe. Planos de tratamentos integrados são estabelecidos de forma multidisciplinar a fim de fornecer o mais alto padrão de cuidado ao paciente sem deixar de lado o atendimento humanizado, centralizado nos desejos do paciente.
Dados do departamento, mostram que de janeiro a setembro de 2022, foram atendidas 336 novas consultas de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e 170 novas consultas de pacientes com câncer de pele não melanoma. No mesmo período, foram realizadas mais de 3950 consultas de seguimento em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e mais de 4030 consultas de seguimento de câncer de pele não melanoma. Entre abril de 2021 a março de 2022 foram realizadas cerca de 458 cirurgias de cabeça e pescoço, e mais de 160 ressecções de médio a grande porte de tumores malignos de pele com reconstrução. Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2022, foram realizadas mais de 230 cirurgias de cabeça e pescoço de pequeno a médio porte, em regime de hospital dia e mais de 380 ressecções de tumores de pele de pequeno porte com ou sem reconstrução, também em regime de hospital dia. Além disso, no período de abril de 2021 a março de 2022, foram mais de 1350 atendimentos de urgência e emergência no centro de intercorrência ambulatorial do hospital na especialidade.
Além da Unidade de Barretos, a equipe também conta com outros cirurgiões de cabeça e pescoço que atuam nas demais Unidades da Fundação Pio XII sendo três cirurgiões na Unidade de Jales e dois na Unidade de Porto Velho, as quais também apresentam equipe de cirurgia plástica reconstrutora. A equipe da Unidade de Barretos também presta atendimento no Hospital de Câncer Infanto-Juvenil de Barretos, com um atendimento ambulatorial mensal de cerca de 40 crianças e adolescentes entre retornos e primeira vez e em torno de 2 a 4 procedimentos cirúrgicos por mês.
← Ver Todas Especialidades
O Departamento está localizado em um setor ambulatorial do Hospital de Amor de Barretos onde, no mesmo setor, estão localizados outros departamentos envolvidos no atendimento do paciente com câncer de cabeça e pescoço como oncologia clínica, radio-oncologia, cirurgia plástica reconstrutora, enfermagem, nutrição, odontologia e protética, psicologia e fonoaudiologia.
O setor conta com consultórios equipados com aparelhos destinados à videolaringoscopia e uma estação de trabalho conjunta onde os profissionais médicos atuam de forma interdisciplinar, debatendo e trocando informações sobre os diferentes pacientes e casos clínicos do setor.
O departamento realiza em centro cirúrgico as mais avançadas tecnologias em cirurgia de cabeça e pescoço como:
O Grupo de Pesquisa em Oncologia Translacional em Câncer de Cabeça e Pescoço (GPOT-CCP), é composto por especialistas médicos em oncologia de cabeça e pescoço, biólogos, odontologistas, epidemiologistas, coordenadores e assistentes de pesquisa, estatísticos e alunos de iniciação científica e de pós-graduação, e apresenta como temático: “Pesquisa em tumores de cabeça e pescoço: estudos epidemiológicos, de prevenção, clínicos, cirúrgicos, moleculares, de qualidade de vida e de seguimento oncológico”. Este projeto temático guarda-chuva apresenta quatro linhas de pesquisa, a saber:
a- Epidemiologia e Prevenção
b- Oncologia Clínica e Cirúrgica
c- Oncologia e Patologia Molecular
d- Qualidade de Vida e Cuidados Paliativos
O grupo de pesquisa, desenvolve projetos em parcerias com entidades públicas como o Ministério Público do Trabalho (MPT), bem como com consórcios internacionais como o HEADSpAcE – The translational studies of HEAD and neck cancer in South America and Europe do IARC – International Agency for Research on Cancer e o EORTC – European Organisation for Reasearch and Treatment of Cancer. O grupo participa de estudos multicêntricos e desenvolve projetos voltados para as seguintes áreas:
– prevenções primária e secundária do câncer de boca e orofaringe em conjunto com o departamento de Odontologia;
– inovações tecnológicas em cirurgia;
– ensaios clínicos que envolvam protocolos de tratamento que necessitam de comprovação científica para serem considerados tratamento padrão;
– preditores clínicos, patológicos e moleculares ou translacionais envolvidos com diagnóstico, resposta ou falência terapêutica e sobrevida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço;
– projetos que envolvam qualidade de vida abordando cessação do tabagismo e toxicidades de tratamento.
Projetos Clínicos
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
Renato de Castro Capuzzo – http://lattes.cnpq.br/0202829851755169
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Projetos Translacionais
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
Projetos de Qualidade de Vida
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
Projetos Tecnológicos
Renato de Castro Capuzzo – http://lattes.cnpq.br/0202829851755169
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Projetos de Epidemiologia e Prevenção
Ricardo Ribeiro Gama – http://lattes.cnpq.br/3059638519748785
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Coordenador Científico
A Unidade de Barretos conta com residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço sendo 4 residentes por ano: dois R1 e dois R2. Residentes de primeiro ano de cirurgia oncológica fazem estágio no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço rodiziando em grupos de 3 por vez, por 4 meses.
O programa apresenta como objetivo, formar médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço com conhecimentos teóricos e práticos e desenvolver habilidades que possibilitem atuar na área, além de oferecer a possibilidade de adquirir conhecimento na pesquisa com o desenvolvimento de um projeto de conclusão de residência médica ao longo dos dois anos de especialização.
O programa apresenta uma carga horária semanal de 60 horas incluindo atividades ambulatoriais e cirúrgicas no hospital adulto e infanto-juvenil, além de reunião multiprofissional e aulas voltadas para os residentes com apresentação de artigos e palestras de professores convidados.
O residente tem a possibilidade de usufruir de toda a infra-estrutura que a instituição disponibiliza como o instituto de ensino e pesquisa, e cursos de base de crânio e cirurgia endoscópica de laringe no centro de treinamento IRCAD em Barretos.
Os residentes participam das mais modernas cirurgias em câncer de cabeça e pescoço como nas cirurgias endoscópicas nasais e de laringe, em pesquisa de linfonodo sentinela, nas monitorizações neurais, nas reconstruções complexas da cabeça e pescoço, incluindo as microcirúrgicas e na reabilitação vocal dos pacientes laringectomizados.
Dr. Felipe de Souza Barros Correa
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
http://lattes.cnpq.br/8471289584477914Dr. Renato de Castro Capuzzo
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço
http://lattes.cnpq.br/0202829851755169Para maiores informações sobre o programa de residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, acesse aqui ou entre contato com a COREME institucional através do e-mail: coreme@hospitaldeamor.com.br
Abaixo seguem projetos de pesquisa do grupo que estão em andamento:
2017 – atual – PERFIL NUTRICIONAL COMO PREDITOR DE SOBREVIDA EM PACIENTES COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DA CABEÇA E PESCOÇO. Descrição: Investigador Principal: Ricardo Ribeiro Gama. Hospital de Câncer de Barretos. Indicadores: 290 inclusões; 37 até novembro de 2022.
2019 – 2022 – EORTC 1629 – LATE TOXICITY AND LONG-TERM QUALITY OF LIFE IN HEAD AND NECK CANCER SURVIVORS Descrição: Co-investigator do projeto junto ao European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC) – Head and Neck Cancer Group & Quality of Life Group. Investigador principal em Barretos: Ricardo Ribeiro Gama. Indicador: 108 inclusões. Fase de escrita do artigo.
2020 – 2022 – AN INTERNATIONAL PHASE IV FIELD STUDY FOR THE RELIABILITY AND VALIDITY OF THE EORTC THYROID CANCER MODULE THY34 Descrição: Co-investigator na temática de câncer de tireóide do European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC). Investigador principal em Barretos: Ricardo Ribeiro Gama. Indicador: 18 inclusões. Fase de escrita do artigo.
2020 – atual – HEADSpAcE – ESTUDO TRANSLACIONAL EM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NA AMÉRICA DO SUL E EUROPA. Início: 2020. Descrição: projeto financiado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), Lyon, França. Investigador principal em Barretos: Lidia Rebolho Arantes (molecular) e Ricardo Ribeiro Gama (clínica). Indicadores: 37 inclusões até novembro de 2022.
Abaixo estão listados projetos científicos com alunos de pós-graduação:
2020-2022 (defendido)- DETECCAO DE FUSOBACTERIUM NUCLEATUM POR DROPLET DIGITAL PCR EM LAVADO ORAL E AVALIACAO DA DOENCA PERIODONTAL: ESTUDO CASO-CONTROLE. Projeto de mestrado. Aluna: Barbara Borella Fernandes. Orientadores: Ricardo Gama, Fabiana Vázquez e Lidia Arantes
2021- atual – MODELO PREDITOR DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE SEGUNDO TUMOR PRIMÁRIO APÓS UM CÂNCER DA CAVIDADE ORAL E DA OROFARINGE. Projeto de Mestrado. Aluna: Flávia Mince da Silva. Orientadores: Ricardo Ribeiro Gama e Fabio Coracin
2022 – CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES COM CARCINOMA MEDULAR DA TIREOIDE. Projeto de doutorado. Aluno: Gustavo Dix. Orientadores: Lidia Rebolho Arantes, Edenir Palmero e Ricardo Ribeiro Gama
2022 – DEPENDÊNCIA NICOTÍNICA, MOTIVAÇÃO PARA CESSAR TABAGISMO E PERCEPÇÕES A RESPEITO DO TABACO EM UMA POPULAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS TABAGISTAS. Projeto de Mestrado. Aluno: Rafael Cardoso Pires. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2022 – AVALIAÇÃO DA INFECÇÃO PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO EM REGIÃO GENITAL DE MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM OROFARINGE. Projeto de Mestrado. Aluna: Gisele da Rocha Sant’ana. Orientadores: Ricardo Gama e Júlio Possati
Abaixo estão listados projetos científicos com alunos de iniciação científica:
2021 – atual. SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE CAVIDADE ORAL: LEVANTAMENTO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA INSTITUCIONAL. Projeto de iniciação científica. Aluna: Rafaela Teixeira Honório. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021- atual. TEMPO ATÉ O TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE CAVIDADE ORAL EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Projeto de iniciação científica. Aluna: Olívia Alves Ministro. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021- atual. FATORES PREDITORES DE FALÊNCIA TERAPÊUTICA PRECOCE EM PACIENTES COM CÂNCER DE CAVIDADE ORAL. Projeto de iniciação científica. Aluno: Bruno Conde Marques. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021 – atual. CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS INSTITUCIONAL DE TUMORES DE GLÂNDULAS SALIVARES. Trabalho de conclusão de residência médica – Mayza de Kássia Bueno e de aluna de iniciação científica (IC) – Leticia Camargo Costa. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
2021 – atual. LEVANTAMENTO CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA INSTITUCIONAL DE CÂNCER DE TIREOIDE PEDIÁTRICO. Trabalho de conclusão de residência médica – Raissa Garcia e de aluna de IC- Amanda Marques Garcia Lopes. Orientador: Ricardo Ribeiro Gama
Abaixo estão listados os ensaios clínicos vigentes do departamento, patrocinados pela indústria farmacêutica:
DEBIO 1143 (LARINGE, HIPOFARINGE, OROFARINGE): estudo fase 3, randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, do Debio 1143 em combinação com quimioterapia à base de platina e radioterapia IMRT em pacientes com carcinoma de células escamosas (CEC) de cabeça e pescoço localmente avançado, candidatos à quimioterapia com radioterapia definitiva.
SMART-KEY (LARINGE): estudo fase 2 de braço único, multi-institucional, de uma estratégia de preservação de órgãos baseada em pembrolizumabe para CEC de laringe localmente avançado.
LIBRETTO 531 (CÂNCER MEDULAR DE TIREOIDE): estudo multicêntrico, randomizado, fase 3, comparando selpercatinibe a escolha do médico de carbozantinibe ou vandetanibe, em pacientes com carcinoma medular de tireoide, com progressão ou avançado, RET-mutante, inibidor de quinase “naive”.
REGENERON (CEC DE PELE): estudo randomizado, placebo-controlado, duplo-cego, de cemiplimabe adjuvante versus placebo após cirurgia e radioterapia, em pacientes com CEC de pele de alto risco.